EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM CIÊNCIA NO BRASIL

ABC na Ciência - Mão na Massa RJ  - Extensão brasileira do La Main à la Pâte, que tem o apoio da Fiocruz e Academia Brasileira de Ciências. Processo de formação continuada com a preocupação de favorecer um ambiente investigativo, integrando professores, alunos e cientistas.

Centro de Ciências Fritz Müller  - Dedicado à iniciação científica e à educação ambiental. Mostra sua história, projetos, participação em eventos, etc.

Centro de Ciências Tecnológicas - UDESC  - Conhecido como Faculdade de Engenharia de Joinville.

Secagem Direta de Madeira com Gás Natural - SECMAD - Pesquisa em desenvolvimento por professores da UDESC.

Velociraptor  - Equipe de Mini Baja formada por estudantes de engenharia mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Joinville). Elaboração do projeto, desenvolvimento e construção de um veículo off-r oad tipo gaiola.

Ciência e Cultura na Escola  - Explica a história da ciência, publica textos, estudos da física, projetos e links sobre o assunto.

Ciência Online  - Visa divulgar o conhecimento científico para alunos e professores do ensino fundamental e médio. Dividido em áreas como astronomia, história da ciência, meio ambiente e meteorologia.

Ciências para Professores do Ensino Fundamental  - Terra e universo, temas transversais, pontos cardeais e orientação, observando o ceú, dia e noite, estações do ano, fases da lua e calendários.

Pró-Ciências  - Programa de capacitação de professores do ensino médio de Minas Gerais.

Programa Educar  - Iniciado com o objetivo de produção e difusão de kits didáticos de Ciência, originou 24 centros de ensino, onde também acontecem programas de treinamento de professores.

Scite  - É uma central de recursos didáticos que visa dar apoio ao estudo das ciências.

Trianon Academia de Ciências Exatas  - Centro de ensino e estudos de Matemática, Física e Química em todos os níveis de conhecimento: do fundamental ao superior, do teórico ao aplicado, do acadêmico ao profissional.