Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Dicas para superar o estresse pós-traumático

 

Dicas para superar o estresse pós-traumático

O desaparecimento do avião da Air France com 228 pessoas a bordo causa, sem dúvida alguma, um forte abalo nos parentes e amigos das vítimas. Ainda não se sabe se há sobreviventes, mas o presidente Nicolas Sarkozy, da França, declarou que "as chances são ínfimas". De qualquer forma, acontecimentos traumáticos, resultando em mortes ou não, podem trazer problemas psicológicos aos envolvidos e aos familiares.

Um dos possíveis resultados negativos é o estresse pós-traumático, que leva ao medo de que a situação se repita e, conseqüentemente, a pessoa evita fatos que lembrem o trauma. "Há também a possibilidade de negar a morte quando não localizam corpos. Quanto mais a esperança for alimentada sem fundamento, pior é. A lista conta com depressão, apreensão, transtornos de ansiedade", afirma Angélica Capelari, professora de psicologia da Universidade Metodista de São Paulo.

Para saber como lidar com situações como essa, confira seis dicas da psicóloga:

1) Para evitar a negação da morte quando os corpos das vítimas não são localizados e todas as chances de localizá-los descartadas, pode-se fazer um ritual de passagem simbólico, seguindo os preceitos de sua religião ou crença. O fato é importante porque concretiza a perda.

2) Os diferentes tipos de manifestações de emoção de parentes e amigos não devem ser reprimidos. Portanto, se quiserem falar, chorar ou simplesmente permanecer em silêncio, a vontade precisa ser respeitada.

3) Procure não mudar a rotina caso a perda seja confirmada. As alterações no dia-a-dia não apagam as lembranças e, muitas vezes, podem ajudar a avivá-las.

4) É interessante buscar grupos de apoio e se unir a pessoas que passaram por situações semelhantes. Compartilhar os acontecimentos alivia e ainda dá a possibilidade de descobrir novas alternativas para enfrentar o problema.

5) Se acredita que pode sofrer menos tirando de vista fotos e objetos da pessoa que morreu, guarde-os. Mas vale lembrar que as recordações não desaparecem por conta de falta de itens concretos espalhados pela casa.

6) Se estiver difícil de lidar com o acontecimento, não hesite em procurar a ajuda de um profissional.


Acidente aéreo
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no último domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle, de Paris, na última segunda-feira, às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

A Air France informou que o avião entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília).

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Estresse e má-alimentação fazem incidência de câncer de mama ...

COMO CUIDAR O CORAÇÃO NO BRASIL

GINÁSTICA FACIAL NO BRASIL

Queda de cabelos - tratamento e como evitar

AFTAS NO BRASIL

TRUQUES PARA MANTER A PELE BONITA E SAUDÁVEL NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.