Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Zelaya está na embaixada do Brasil em Honduras

 

Zelaya está na embaixada do Brasil em Honduras

Manuel Zelaya está na sede da embaixada do Brasil em Tegucigalpa, capital de Honduras, confirmou nesta segunda o ministro da Relações Exteriores do Brasil Celso Amorim. A informação foi inicialmente divulgada pela mulher do presidente deposto, Xiomara Castro, e pela representação brasileira em Honduras.

Amorim fez o pronunciamento pouco depois das autoridades brasileiras - enviadas à sede da ONU, em Nova York, para a Assembleia Geral desta semana - confirmarem a presença de Zelaya na embaixada brasileira. O chanceler brasileiro, entretanto, negou que tenha sido concedido asilo político, uma vez que Zelaya chegou à Embaixada por meios próprios.

O ministro disse que as autoridades brasileiras em Honduras foram contatadas por um deputada hondurenha que avisou que a mulher de Zelaya queria conversar sobre a volta do presidente. O Subsecretário-Geral da América Latina, Enio Cordeiro, autorizou a embaixada em Honduras a receber o presidente Manuel Zelaya, segundo Amorim.

O Itamaraty então entrou em contato com Amorim que atualizou o presidente Lula. Em seguida o próprio Zelaya conversou com o chanceler brasileiro por telefone. O presidente deposto afirmou que fez uma difícil travessia pelas montanhas do país para chegar à embaixada brasileira.

"Não creio que o governo vá, de fato tomar alguma medida flagrante contra o direito internacional" disse Amorim durante seu pronunciamento para depois frisar que as autoridades brasileiras vão dar todo o apoio para que Zelaya seja restituído no poder de Honduras.

Volta pelo diálogo
"Ele está muito bem, em perfeitas condições e disposto a iniciar o diálogo", declarou a esposa de Zelaya a jornalistas ao sair da sede da diplomacia brasileira em Honduras. Ela agradeceu "ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por permitir que o presidente Zelaya esteja nesta embaixada", em cujas imediações havia uma multidão de partidários.

"Temíamos um pouco pelo momento da chegada", declarou ela, que disse estar alegre pelo retorno do marido a Honduras. Xiomara Castro confirmou o retorno do chefe de Estado deposto ao país depois de o presidente de fato hondurenho, Roberto Micheletti, ter negado o evento, assim como membros do alto escalão de seu governo, das Forças Armadas e da polícia.

O escritório local das Nações Unidas também já havia negado que Zelaya estivesse em suas instalações, como disseram colaboradores do líder deposto e dirigentes do movimento popular que exige sua restituição no poder. Os simpatizantes de Zelaya deixaram os arredores do escritório da ONU em Tegucigalpa rumo à embaixada do Brasil com a esperança de vê-lo.

Agradecimento a Lula
A mulher de Zelaya agradeceu "ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por permitir que o presidente Zelaya esteja nesta embaixada", em cujas imediações havia uma multidão de partidários do líder deposto.

Segundo Castro, seu marido voltou a Honduras com o "objetivo de iniciar uma conciliação familiar, das famílias hondurenhas, com todos os setores do país para que a paz e a tranquilidade voltem".

Além disso, pediu aos seguidores do presidente deposto "para que haja paz, porque esta é uma festa de hondurenhos. O que menos queremos é que haja algo que entorpeça esta alegria".

Zelaya foi derrubado por um golpe de Estado em 28 de junho deste ano e expulso de Honduras por militares. No mesmo dia, o Parlamento hondurenho nomeou Roberto Micheletti, seu então presidente, como chefe de Estado.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: EFE - Agência EFE

Encontro de Zelaya com presidente dominicano

Militares hondurenhos não garantem segurança de Zelaya

Presidente interino de Honduras prepara equipe de governo

Governo interino de Honduras vê eleição como saída para crise

Obama segue política de Bush na América Latina, diz Cuba

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.