Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Sites no Brasil - Notícias Destacadas do Brasil e do Mundo

 

Mineiros chilenos serão resgatados após 3 meses

Os 33 mineiros que estão presos há 18 dias na mina San José, no norte do Chile, e que foram localizados ontem, estão "sãos, ilesos e com fome", confirmou hoje o ministro de Mineração do país, Laurence Golborne, após o primeiro contato telefônico com os operários.

Desde ontem, quando por meio de um bilhete os trabalhadores disseram que estavam vivos, as autoridades captaram apenas imagens com uma câmera de TV, sem áudio. A comunicação via voz foi possível somente nesta segunda-feira.

"Estão bem, todos sãos, não tiveram nenhum inconveniente, salvo a dor de estômago, e dizem que têm muita fome", disse Golborne, ao comentar à imprensa sobre este primeiro contato.

Segundo o ministro, uma das dúvidas dos homens que estão a 700 metros de profundidade era saber sobre seus companheiros, que saíram do local pouco antes do deslizamento de terra. "Quando contamos que todos estavam bem, eles ficaram muito felizes", relatou.

Os mineiros ficaram presos no dia 5 de agosto, após um desmoronamento fechar o acesso ao local. Desde então, as autoridades tentavam estabelecer um contato com eles, por meio de escavações. Ontem, depois de algumas ações frustradas, conseguiu-se chegar até os homens.

A notícia de que os mineiros estão vivos foi comemorada em todo o país e, principalmente, pelo presidente Sebastián Piñera e por familiares dos homens. Os 33 devem receber comida e líquidos, além de medicamentos, enquanto continuam as atividades para permitir a saída deles do local, o que poderá durar cerca de quatro meses.

ALIMENTOS

Por meio de tubos de plástico será enviado o necessário aos mineiros que permanecem na parte mais profunda da jazida. As equipes estimam que os mineiros tenham perdido peso nas últimas duas semanas e por isso os primeiros alimentos devem ser um gel concentrado com glicose para alimentá-los rapidamente.

Além dos esforços em torno do canal de ligação entre a superfície e o interior da mina e o envio de alimentos, o governo do Chile já se atentou para a necessidade de garantir o bem estar mental dos trabalhadores que terão de suportar muitas semanas até que o resgate seja efetuado.

Uma equipe de médicos e especialistas psiquiátricos chegou ao local na segunda-feira, colocando em prática um plano para buscar garantir a sanidade mental dos trabalhadores.

"Nós precisamos urgentemente determinar em que condições psicológicas eles se encontram. Eles precisam entender o que nós sabemos aqui na superfície, e que levará muitas semanas até que eles possam ver a luz", explicou o ministro de Saúde chileno, Jaime Manalich.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.