Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Laura Chinchilla é a nova presidente da Costa Rica

 

Laura Chinchilla é a nova presidente da Costa Rica

SAN JOSÉ (AFP) - A candidata governista Laura Chinchilla se tornou a primeira mulher eleita para a presidência da Costa Rica, após vencer a votação de domingo por ampla maioria.

"Este certamente é um momento de alegria, mas sobretudo de humildade. Não vou trair esta confiança, porque tenho certeza que não foi dada como um presente", declarou a cientista política de 50 anos.

Chinchilla anunciou a vitória depois que seus principais adversários, Ottón Solís e Otto Guevara, admitiram a derrota e felicitaram a nova presidente.

Com 83% das urnas apuradas, Chinchilla tinha 46,77% dos votos, seguida por Solís (25,12%), Guevara (20,89%) e pelo social-cristão Luis Fishman (3,86%), segundo o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).

Em um discurso diante de uma multidão de seguidores diante de um hotel de San José, onde chegou acompanhda do marido, o especialista em direito penal espanhol José María Rico, e do filho de 13 anos, José María, a candidata afirmou que os costa-riquenhos que votaram nela aprovaram o mandato do presidente Oscar Arias, que a apoiou como candidata a sua sucessão.

Chinchilla admitiu que não esperava um referendo tão favorável a sua candidatura.

"Superou as expectativas", declarou, antes de prometer um "diálogo permanente com os setores sociais e políticos do país".

Também agradeceu aos adversários, às mulheres, que segundo ela "continuam superando as barreiras e fazendo a Costa Rica maior", assim como o fundador do Partido de Libertação Nacional (PLN), José Figueres.

Ela disse que pretende lutar contra o narcotráfico e a insegurança. Também mencionou como metas melhorar a educação pública, fortalecer a previdência social, desenvolver uma rede nacional de atendimento às crianças e idosos, além de impor a sustentabilidade ambiental no centro da agenda política.

Laura Chinchilla tomará posse no dia 8 de maio, em sucessão a seu mentor, o atual presidente e Prêmio Nobel da Paz, Oscar Arias.

No atual governo, ela foi vice-presidente e ministra da Justiça, cargos aos quais renunciou em outubro de 2008 para concorrer à presidência.

A abstenção chegou a 30,79% dos 2,8 milhões de costa-riquenhos, que também renovaram o Parlamento e os governos municipais.

Laura Chinchilla é a terceira centro-americana a chegar à presidência, depois da nicaraguense Violetta Chamorro e da panamenha Mireya Moscoso, mas ao contrário destas - viúvas de políticos proeminentes - chegou ao poder por méritos próprios.

Ela é filha do ex-procurador geral Rafael Chinchilla, que permaneceu 15 anos no cargo pelo profissionalismo e hábil durante as mudanças políticas.

Chinchilla começou a carreira jovem, ao estudar Ciências Políticas na Universidade da Costa Rica e mais tarde na Universidade de Georgetown (Estados Unidos), onde fez mestrado em Políticas Públicas.

Entre 1994 e 1996, no governo do então presidente José María Figueres, foi vice-ministra de Segurança Pública e mais tarde, de 1996 a 1998, comandou a pasta.

Entre 2002 e 2006 foi deputada, antes de assumir a primeira vice-presidência e o ministério da Justiça.

As pessoas mais próximas de Chinchilla afirmam que ela é estudiosa, com um estilo de vida simples, mas com bom gosto de vestuário; capaz de desfrutar desde uma conversa leve até assuntos mais profundos.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.