Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Como poupar a bateria do notebook

 

Como poupar a bateria do notebook

Levar o notebook para um passeio é uma tarefa, muitas vezes, inglória. Dependendo da capacidade de sua bateria, sua diversão pode se esvair em poucas horas. Como tomadas para recarga dificilmente estão disponíveis em locais públicos, a melhor solução é saber poupar a carga existente.

Algumas medidas são conhecidas por muitos: desligar a placa de conexão Wi-Fi, não plugar acessórios na USB, fechar programas não utilizados e até mesmo diminuir o brilho da tela são ações de praxe para quem quer ter o aparelho ligado por mais tempo. Mas se você não quer ter de passar por uma batelada de configurações sempre que quiser usar seu notebook na rua, existem soluções mais automáticas.

Conheça, então, alguns aliados do bom uso de laptops com o Windows (XP, Vista ou 7) instalado.


DimScreen

No começo da matéria, dissemos que uma das medidas de praxe tomadas pelos donos de notebook que querem poupar bateria é reduzir o brilho da tela. Enquanto isso pode ser feito por teclas especiais ou atalhos do teclado (que dependem do modelo de sua máquina), outra forma é usar um programa como o DimScreen

Esse aplicativo diminuto, quando executado, pode ser gerenciado a partir da bandeja de sistema, ao lado do relógio do Windows. Ao clicar em seu ícone, o programa permite indicar uma porcentagem de brilho da tela. Apesar de extremamente leve, o software tem um porém: falha com a reprodução de vídeos. Isso, no entanto, não é um problema real, uma vez que quem quer poupar bateria sabe que a execução de vídeos é uma das maiores responsáveis por drená-la.

BattCursor

O BattCursor tem múltiplas utilidades. Uma das principais é trabalhar com variáveis, tomando ações automáticas de acordo com o que você precisa. 

Você pode, por exemplo, definir que o programa deve desabilitar recursos de grande consumo de bateria quando o notebook estiver fora da tomada ou quando a bateria chegar a uma porcentagem predefinida de carga.
 

O programa lida, também, com o brilho da tela e com a Barra Lateral, recurso do Windows Vista responsável por um consumo considerável de processamento e, portanto, de bateria.

Outra ação desejável do BattCursor, como o nome indica, é manter informações atualizadas sobre a sua bateria, seja por meio do cursor do mouse, com cores para nível bom, médio e crítico, ou pela mudança da cor do tema de suas janelas.

Aerofoil

Também para os sistemas mais novos da Microsoft (Windows Vista e Windows 7), o Aerofoil é um programa leve e que trabalha com múltiplos perfis.

Seu nome já sugere uma de suas principais habilidades: desabilitar o guloso recurso visual Aero Glass. Mas ele não para por aí: permite gerenciar o som e a Barra Lateral do Vista. Quando instalado, seu ícone na bandeja de sistema utiliza um conjunto de cores para mostrar a carga em sua bateria.
 

Além de gratuito, o software também possui código aberto. Assim, quem conhece C++ pode fazer ajustes em seu código e adicionar funcionalidades ao programa.

Vista Battery Saver

Mais simples que o BattCursor e o Aerofoil, o Vista Battery Saver lida com a interface Aero e a Barra Lateral. Iniciado juntamente com o Windows, o programa monitora o nível de bateria e toma as ações necessárias para dar um pouco mais de fôlego à sua bateria.

Existem três opções para o gerenciamento desses dois recursos: sempre ligado, sempre desligado ou, a mais interessante, desligar quando chegar a um nível predeterminado de bateria.


SparkleXP


Falamos muito de softwares para Windows Vista e Windows 7, mas usuários de netbooks com o Windows XP não precisam ficar na mão. Por ser mais leve e uma versão mais antiga, o desenvolvimento de programas do gênero para o XP é muito menor.

O SparkleXP é uma pérola. Seu desenvolvimento foi cancelado, mas você pode obtê-lo em sites de download gratuitamente. Um de seus principais atrativos é que ele não consome processamento da máquina indefinidamente, já que não é um software que precisa estar sempre rodando.
 


Você executará o SparkleXP apenas uma vez para criar uma conta de usuário específica para a economia de energia. Ao rodá-lo, é necessário indicar se quer uma conta com conexão à internet, proteção Firewall, antivírus, programas de inicialização compartilhados e até mesmo os melhores recursos gráficos do Windows. Quanto menos itens escolhidos, mais energia o programa poupará.

Contudo, é um software cru. Depois de criado, você não pode alterar o perfil, devendo desinstalá-lo e instalá-lo novamente para incluir ou remover alguma opção escolhida previamente.

BatteryCare

Sua bateria durará cada vez menos caso você não siga algumas recomendações práticas. Abordamos diversas delas em outro artigo aqui da Plug & Play,  e sugerimos que você as siga da maneira mais ferrenha possível.

O BatteryCare é um software que contabiliza descargas parciais de bateria e sugere a necessidade de descargas completas. Seu monitoramento inclui, além do tempo restante da bateria, informações mais técnicas como fabricante, voltagem e nível de desgaste da bateria.


Adicionalmente, gerencia os planos de energia de seu computador.

Imtec Battery Mark


Outro software para monitorar a qualidade e desgaste de sua bateria, o Imtec Battery Mark é mais  prático e técnico. Quando aberto, permite fazer um teste que gera um gráfico do desempenho da bateria e uma estimativa mais precisa do rendimento do equipamento.

Os gráficos gerados podem ser salvos em formato BMR. Sendo assim, você pode executar testes semanais ou mensais para comparar o nível de desgaste e fazer, por alto, uma estimativa de quando precisará de outra bateria.
 


Esses são alguns dos bons softwares que encontramos espalhados por aí. Salientamos, é claro, que eles não substituem outras práticas também importantes, como  ter um computador com o disco sempre desfragmentado e sem dezenas de programas rodando em plano de fundo.

São alternativas paliativas para quem deseja ter mais alguns minutos. Se você depende de seu computador sempre conectado, pode ser necessário trocar sua bateria por uma de maior capacidade (quanto mais células, mais autonomia de uso) ou até mesmo ter sempre uma bateria reserva na mochila, para trocar quando a primeira se esgotar.

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte

Notebook 'dobra/desdobra'

Apple revela MacBook Air, o notebook mais fino do mundo

Notebook para cães

Demora na entrega de notebook para escolas

Mininotebook sintoniza TV digital

O computador Tablet da Apple

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.