Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Estudo coloca Brasil no último lugar em avanço tecnológico na AL

 

Estudo coloca Brasil no último lugar em avanço tecnológico na AL

O Brasil vem estampando forte crescimento nas vendas de computadores e registrou em 2007 recorde no ingresso de clientes no mercado de telefonia móvel. Porém, as condições econômicas, sociais e de infra-estrutura do País colocam-no no último lugar em termos de desenvolvimento tecnológico, comparativamente a Argentina, México, Colômbia e Chile. A conclusão partiu da consultoria everis e da Escola de Negócios da Universidade de Navarra (IESE), que divulgaram hoje estudo sobre o grau de evolução do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na América Latina.

 

Segundo as instituições, o Indicador da Sociedade da Informação (ISI) do Brasil ficou em 4,24 pontos no terceiro trimestre de 2007, abaixo da média de 4,46 pontos apurada na região e inferior às medições individuais de seus vizinhos. O ambiente foi bastante favorável às TIC, com expansão de 8,4% no confronto anual - a maior nos últimos cinco trimestres -, para 3,08 pontos. Foram registrados 167 computadores e 264 usuários de internet a cada grupo de mil pessoas, posicionando o Brasil atrás apenas do Chile.

Porém, pesaram contra o índice cheio as condições econômicas, sociais e de infra-estrutura do Brasil. O ESI, indicador que mede estas variáveis, subiu apenas 0,4% na base anual, para 4,54 pontos, no mais baixo ritmo em quatro anos e meio. Dentre os fatores ponderados no ESI estão índices como risco soberano, percepção de corrupção, desemprego, inflação e condições da infra-estrutura (inclusive consumo de energia elétrica por habitante).

O sócio-diretor da everis Brasil e responsável pelo setor de telecomunicações, Teodoro López, projeta melhora no ISI do País, para 4,28 pontos no último trimestre de 2007. Para os três meses iniciais de 2008, a estimativa é de o indicador alcançar 4,31 pontos, o que traduziria um avanço de 2,6% sobre igual intervalo do ano passado. Isolando os dois componentes do índice, calcula-se que as TIC evoluam a uma taxa de 9,6% em 12 meses, para 3,21 pontos entre janeiro-março. A taxa que baliza o entorno econômico, por sua vez, deve subir 1,5%, para 4,58 pontos.

Em apresentação a jornalistas, López comentou que as instituições trabalham com a hipótese de o Brasil conquistar, no primeiro trimestre de 2008, a liderança no gasto por pessoa em tecnologia de informação em comunicação, que pode bater os US$ 483 ao ano. Se confirmada, a cifra representará um avanço de 28,4% sobre os dispêndios de igual intervalo de 2007. "Também seria a mais rápida expansão da base de computadores, que somariam 189 equipamentos a cada mil pessoas, alta de 26% sobre o ano anterior", explicou. Espera-se, também, que o número de usuários de internet suba para 287 a cada mil habitantes, com 20,6% de acréscimo em 12 meses. "Apesar disso, a expansão seria a menor em três anos."

Levando-se em conta o ISI dos cinco países latino-americanos no terceiro trimestre de 2007, ficou em 4,46 pontos. Embora este seja um marco histórico, diminuiu seu ritmo ao ficar estável ante os três meses imediatamente anteriores, quebrando um ciclo de quase cinco anos de expansão. Comparativamente ao período julho-setembro de 2006, viu-se uma alta de 1,1%, a mais reduzida nos últimos quatro anos, conforme os cálculos da everis e da Escola de Negócios da Universidade de Navarra (IESE). A melhor marca ficou com o Chile (5,78 pontos), seguida da Argentina (4,79 pontos).

 

Fonte: br.noticias.yahoo.com

 

 

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.