Início - Sugira um site - Comentários

 

 

 

Muros nas favelas do Rio

 

Muros nas favelas do Rio

O jornalista Italo Nogueira, 24, repórter da Sucursal do Rio da Folha, participou de bate-papo nesta quinta-feira (16) sobre o projeto do governo do Estado do Rio de construir muros no entorno de 11 favelas da zona sul da capital.

Participaram do bate-papo 126 pessoas.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com o jornalista Italo Nogueira sobre sobre a polêmica construção de muros para cercar favelas na capital carioca. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:06:19) Italo Nogueira: Boa tarde a todos. Estou à disposição para responder o que for capaz!

(05:06:19) cocota fala para Italo Nogueira: oi, italo! tudo bom? vi que as pesquisas mostram as opinicoes bem divididas sobre o assunto. mas uma coisa é amostragem outra é o dia dia, a rua... tá assim mesmo?

(05:07:41) Italo Nogueira: Olá, cocota. De fato há várias opiniões divergentes sobre o muro. Mas a maioria concorda que o crescimento das favelas deve ser controlado. A discussão é sobre qual é a melhor forma.

(05:07:47) joca fala para Italo Nogueira: qtas favelas ja comecaram a ser cercadas? acha que isso vai pra frente ou por causa da polemica pode parar?

(05:09:56) Italo Nogueira: No morro Dona Marta, os muros já estão sendo construídos. Na Rocinha, a obra acabou de ser licitada. A Associação de moradores do local diz ser contra. A obra só teria chance de parar se os moradores destas favelas mostrarem que são contra. Por enquanto, não há mobilização para isso

(05:10:02) maomé fala para Italo Nogueira: nao entendo qual a razao apresentada pelo governo pra levantar esse muro. dizem que querem segurar a favela nos morros? é isso? eles nao deveriam se preocupar em dar moradia decente e assim a favela nao crescer?

(05:11:37) Italo Nogueira: O argumento do governo é de que necessidade de moradia não é argumento para se invadir a mata e construir casas irregulares. Dizem que estão investindo muito dinheiro em obras do PAC e outros programas nestas favelas para perder o controle sobre as construções essas áreas. Mas sem dúvida, sem investimento em transporte e habitação, será algo sem futuro.

(05:11:40) cocota fala para Italo Nogueira: que as favelas tem que parar de crescer desenfreada e desordenamente é óbvio, mas cercando todos, enjaulando? não né! que absurdo!!! ninguem tem uma ideia melhor?

(05:18:44) Italo Nogueira: cocota, a Prefeitura do Rio propôs uma espécie de mureta de 60 cm com uma grade por cima. Atualmente há os chamados ecolimites, que são arbustos que indicam o limite regular da favela, mas não tem sido respeitado em alguns lugares. A dúvida é se o muro será respeitado e qual o peso si´mbólico que esse muro tem.

(05:19:10) wilao pergunta para Italo Nogueira: e quais outras medidas se foram pensadas para o controle do crescimento da favela até chegarem a conclusão de que cercar seria a melhor forma?

(05:19:39) Italo Nogueira: cocota, para completar, ambientalistas defendem também que a comunidade seja educada a fiscalizar a comunidade e avisar sobre invasões.

(05:21:52) Italo Nogueira: wilao, já fizeram ecolimites, com arbustos como limites naturais. A dúvida é se limites físicos são suficientes para controlar ou se outras medidas são necessárias.

(05:22:16) carola fala para Italo Nogueira: numa pesquisa feita pela Veja, 60% das pessoas declarou q acredita q o muro não vai reforçar a separação rico / pobre. vc acredita nisso?

(05:25:58) Italo Nogueira: carola, sinceramente não sei. Acho o muro uma forma um pouco autoritária para tentar limitar o avanço das favelas. Acho que o Estado pode passar um atestado de que não consegue monitorar e fiscalizar o uso dessas áreas. O muro tem uma carga simbólica (foi comparado ao de Berlim e da Palestina) que não sei se é aplicável nesse caso. Mas é uma espécie de medida-limite. Após o muro, se ele não funcionar, o que será feito?

(05:26:04) clara fala para Italo Nogueira: oi italo, tudo bem? pra onde vao as familias q precisarão ser removidas?

(05:26:48) Italo Nogueira: clara, e acordo com o Estado, a maioria serão realocadas dentro da Rocinha, em moradias a serem construídas. Outra minoria receberia uma indenização.

(05:27:00) Italo Nogueira: a maioria será, evidente...

(05:27:18) Maicow fala para Italo Nogueira: concordo com maomé. o custo dos muros será alto. esse recurso poderia ser usado para construção de infraestrutura dentro das favelas, como postos de saude e acessos.

(05:28:21) RafaelQ. fala para Todos: Alias, os custos para a construção desses "muros ecológicos" seria bastante inferior ao gasto que se pretende com esses muros.

(05:28:33) Italo Nogueira: Maicow, acho que essa é a questão fundamental. São R$ 40 milhões previstos. É um investimento que deveria ter sido discutido, ao menos, com as comunidades "beneficiadas". Segundo os presidentes das associações de moradores, isso não foi feito.

(05:28:46) Maicow fala para Italo Nogueira: e qual será a fiscalização após a construção do muro?

(05:30:37) Italo Nogueira: A Secretaria do Ambiente diz que fará um monitoramento sistemático do crescimento destas favelas, com imagens de precisão. Seria um convênio com a PUC. A dúvida é como atuar nesses locais e qual a diferença na abordagem do problema em comparação com as administrações anteriores. Todos dizem que fiscalizam e monitoram.

(05:30:49) alexandre fala para Italo Nogueira: se a imposição dos ecolimites não foi o suficiente pra evitar a derrubada de áreas de proteção para o crescimento da favela, por que o muro não pode ser uma solução?

(05:33:33) Italo Nogueira: alexandre, o muro pode ser uma solução. O que o escritor José Saramago aponta, e acho que com alguma importância, é o simbolismo de se construir um muro. E qual a diferença do muro para os demais limites. Quem constrói um prédio de cinco andares na Rocinha de forma irregular sem ser visto pela fiscalização, derruba um muro de três metros, acho. Se o projeto for levado em frente, espero que não derrube. Como esperava que os ecolimites fossem respeitados.

(05:33:46) jean fala para Italo Nogueira: mas essas medidas ja foram confirmadas que serao ultilizada? e a opniao da populaçao que mora nas favelas nao vale apena

(05:35:16) Italo Nogueira: jean, os moradores nas favelas também estão divididos, segundo o Datafolha e pelo que ouvi na rua. Agora, acho que um projeto desse tipo não deveria ter sido feito sem uma conversa com as comunidades, uma audiência pública. Afinal, se o muro é a única solução, seria bom que eles entendessem a função dele, o motivo de ser instalado, e ajudasse a fiscalizar.

(05:35:22) marco fala para Italo Nogueira: Será que não existe outra maneira ´tão óbvia e descarada do governo brasileiro descriminar e marginalizar os moradores dessas comunidades???

(05:36:16) Italo Nogueira: marco, o muro, a princípio não tem esse objetivo. Mas é lógico pensar esse projeto desta maneira.

(05:36:30) Júnior fala para Italo Nogueira: Você acha correto cercar pessoas inocentes, e qua nao tem renda para contruirem ou se abrigarem em outro local? Não acho certo a atitude, acho os políticos tem tantas ideias para aumentarem seus próprios salário e para o povo que nao recebe nenhum ideias poucos e poucas atitudes.

(05:39:38) Italo Nogueira: Júnior, sem dúvida, eu acho que a melhor forma para controlar o avanço das favelas seria envolver os moradores nessa luta. Não acho correto cercar nenhuma área sem qualquer discussão, como foi feito. Mas o governo aponta os seus motivos e objetivos que devem ser ouvidos.

(05:39:38) RafaelQ. fala para Italo Nogueira: Será que haveria a possibilidade de o governdo do estado acatar a proposto do Zuenir Ventura? Ele sugeriu, em artigo publicado no sábado passado, se não me engano, para que os "muros" sejam construídos com uma espécie de árvore. Isto seria mais coerente do que pintar os tais muros de verde, conforme foi noticiado.

(05:40:44) Italo Nogueira: RafaelQ, a secretaria de Obras adotou a proposta do Zuenir de "cercar" o muro com plantas. Mas achei um eufemismo.

(05:41:54) aakopk fala para Italo Nogueira: R$ 40 milhões, 11 mil metros lineares, 3 metros de altura:33mil m² Aproximadamente R$ 1.200,00 por metro quadrado, não é meio caro para um muro?

(05:43:06) Italo Nogueira: aakopk, está incluído um custo com indenizações para remoções. Mas é um valor alto, ainda assim.

(05:43:42) Fernanda pergunta para Italo Nogueira: AGORA EU PERGUNTO, VAI ADIANTAR O MURO???

(05:46:25) Italo Nogueira: Fernanda, é a pergunta que todos se fazem. Não há como prever. A questão é: e se não resolver? O que será feito? Será que vale, como disse o Júnior, cercar uma favela com muros para tentar evitar um crescimento que, se sabe, tem motivos maiores e mais complexos do que a simples possibilidade dos moradores da favela andarem na mata?

(05:46:37) lpm fala para Italo Nogueira: Voce nao acha que a verdadeira razao para se cercar as favelas pode ser a de ser evitar invasoes como a recente no morro dos tabajaras e nao de se conter a expansao das favelas?

(05:47:55) Italo Nogueira: lpm, o sociólogo Ignácio Cano levantou esta hipótese. Não tenho elementos para afirmar isso. A obra será feita com verba do Fundo de Conservação do Meio Ambiente, com caráter, evidentemente, ambiental.

(05:48:01) den fala para Italo Nogueira: muro em favela é segregação?

(05:50:19) Italo Nogueira: den, quem deve dizer isso ou não são os analistas. Mas, como disse, o muro tem um simbolismo autoritário. É diferente de um muro de condomínio, construído pelos próprios condôminos -e também questionável.

(05:50:19) Maicow fala para Italo Nogueira: como vc acha q o governo reagirá com a possível depredação dos muros?

(05:51:07) Italo Nogueira: Maicow, acho que eles não estão preparados para isso. Ao menos, não respondem como agirão nesses casos. Falam vagamente em fiscalização e monitoramento, como todo e qualquer governo.

(05:51:07) wilao pergunta para Italo Nogueira: Esse tipo de solução para crescimento de moradias é um teste ou já teve em algum outro local/país? Caso positivo, qual foi o resultado?

(05:53:02) Italo Nogueira: wilao, há experiência de muro no Rio, mas numa situação diferente. Foi construído por moradores de classe média na Gávea e conseguiu conter o avanço. Mas ali, os próprios moradores da Gávea viam como estava o muro, duas vezes por semana.

(05:53:14) sandalinha fala para Italo Nogueira: Italo, vc não acha que o certo seriam que todas as favelas fosse destruidas? Um grande exôdo, cada um para sua Terra natal, pois sei que muitos gostariam de ir embora mas não tem condições, assim o governo pagaria as passagens...

(05:55:26) Italo Nogueira: sandalinha, não acho que elas deveriam ser destruídas. As pessoas que moram nas favelas o fazem por motivos específicos. Algumas estão consolidadas e já são verdadeiros bairros. Alguns gostariam de voltar, e deve ser dado alguma oportunidade para isso. Outros moram em área de risco e devem ser removidos por segurança. Outros, em áreas recém-habitadas, poderiam ser estimulados (financeiramente ou não) a procurar um local regular para morar.

(05:55:26) Fernanda pergunta para Italo Nogueira: italo,a questão do muro é para "beneficiar" o que???

(05:56:56) Italo Nogueira: Fernanda, oficialmente é para preservar as matas das enconstas de morros do Rio. Há quem diga que no fundo, tem como objetivo evitar conflito entre traficantes e fuga deles para as matas. Mas não há provas disso.

(05:57:14) Intelectual pergunta para Italo Nogueira: Pegunto mais, e se viser o muro e nada adiantar. O que aconteceria?

(05:58:13) Italo Nogueira: Intelectual, são o que os seus colegas se questionam. O muro, na verdade, pode estar tentando tapar um problema maior, o déficit habitacional e a falta de políticas públicas para melhoria dos transportes.

(05:58:13) Revoltado!!! fala para Italo Nogueira: Boa tarde, Italo! Tudo bem? Muros são sempre excludentes, o que estaria sendo excluido neste caso?

(05:59:50) Italo Nogueira: Revoltado!!!, na análise de quem considera excludente, os muros são um símbolo de que os moradores das favelas não são capazes de entender a importância da mata das enconstas. Além disso, esses moradores estariam excluídos da discussão sobre como a mata deve ser preservada, o que, a rigor, é interesse deles e de todos.

(05:59:50) Mario fala para Italo Nogueira: ítalo, você não acha que essa solução dos muros é muito imediatista? tão imediatista quanto as soluções de assistencialismo do governo? algo como querer apagar o incêndio sem atacar a raiz dos problemas, que dessa forma perdurarão?

(06:00:56) Italo Nogueira: Mario, concordo com a sua análisa. O governo pretende mostrar com esse projeto que está fazendo a parte dele para proteger as matas das enconstas. Mas o que se questiona se essa é de fato a solução ou mesmo se faz parte dela.

(06:01:02) guto fala para Italo Nogueira: Italo,primeiramente boa tarde. vc não acha que com todo esse investimento na construção do assunto em palta, dará mais segurança as pessoas que passam proximos as favelas, ficando imune inclusive de balas pedidas???

(06:01:50) Italo Nogueira: guto, os muros não protegem de balas perdidas. Têm apenas três metros. Um bala de fuzil atinge mais de um quilômetro.

(06:01:56) wilao pergunta para Italo Nogueira: Se é por simbolismo em relação a outros muros esse nunca deveria ser feito, vc não acha?

(06:03:08) Italo Nogueira: wilao, se você se refere ao muro da Gávea, eu concordo. Mas ele foi construído numa área privada, cujo dono temia que o terreno fosse invadido. Ele também pode ser discutido, mas nesse caso não foi o governo -por consequencia, todos nós- que o construimos

(06:03:08) Intelectual pergunta para Italo Nogueira: Caso mais essa fosse realmente aprovada quando iniciarim as obras??

(06:03:57) Italo Nogueira: Intelectual, se você se refere ao muro na Rocinha, a construção já pode começar. A obra já está licitada.

(06:03:57) Revoltado!!! fala para Italo Nogueira: Boa tarde, Italo! Tudo bem? Como deveria proceder a prefeitura do Rio de Janeiro em relação as construções irregulares em áreas de proteção ambiental?

(06:05:03) Italo Nogueira: Revoltado!!!, a prefeitura deveria ter fiscais nestas comunidades capazes de identificar o início de uma construção irregular. No início, é possível coibir. Quando já está de pé com pessoas morando há anos, é mais difícil.

(06:05:51) Italo Nogueira: Caros, muito obrigado pelas perguntas. Espero ter respondido a todas e ajudado na análise desse polêmico projeto.

(06:05:54) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Italo Nogueira e de todos os internautas. Até o próximo!

Leve o as Notícias para o seu site ou blog

Fonte: folha.uol.com.br

Ex-babá Katy Rosa deixa o subúrbio para brilhar no Fashion Rio

Ronaldo se envolve em incidente com travesti no Rio de Janeiro ...

SECRETARIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DO BRASIL

MÚSICA RAP E HIP HOP NO BRASIL

DEBATES SOBRE MORADIA E URBANIZAÇÃO NO BRASIL

CAPOEIRA NO BRASIL

 

Veja historial completo das notícias destacadas

 

 

 

 

Início    -    Como sugerir um site    -    Publicidade     -    Comentários    -    Mapa do site    -    ¡TV ao vivo!

Sites no Brasil    -   Sitios Argentina    -    Sites Chile    -    Sitios Colombia

Sitios España    -    Sites México        -    Sitios Venezuela    -    Sitios Uruguay

© Copyright 2011 SitesnoBrasil.com | Permitido o uso do conteúdo citando a fonte.