Mas como será possível que um dos
lançamentos mais esperados do ano, tanto por fãs de games quantos
por fãs de música, não tenha atraído uma turba às lojas? "The
Beatles Rock Band" não foi recebido com a histeria que novos
episódios de games como "Halo" ou "Gears of War" costumam causar.
Uma primeira leitura pode identificar
aí um fracasso. Mas pode ser apenas que o game desperte sentimentos
menos histéricos. E isso pode se refletir no comportamento do
público. Em vez de acampar na frente das lojas para conseguir o jogo
no minuto do lançamento, como outros jogadores fazem, os
beatlemaníacos do século 21 parecem mais maduros.
Se for possível pegar o game no
instante do lançamento, ótimo, se não, pode ser no dia seguinte. E
isso é apatia. O jogo explodiu em pré-vendas. As pessoas pagaram
adiantado para garantir que teriam o game na hora em que quisessem.
A venda foi tão grande que praticamente todas as cópias foram
vendidas até a próxima semana.
Até a noite de sexta-feira, era
impossível encontrar o conjunto completo à venda nas lojas. Já
estava tudo reservado.
Quero Ser John Lennon - Em inúmeras
lojas havia totens com o game completo, guitarras e bateria
inclusive, para demonstração. E nós jogamos. Para quem nunca jogou
"Rock Band", vale explicar, o jogo funciona assim: são cinco botões,
de cores diferentes, que devem ser apertados na hora certa, em
sincronia com a música.
Se fizer tudo certinho, o jogador vai
encadeando os acordes do instrumento que escolheu. Quanto melhor a
harmonia entre os instrumentos, melhor é o desempenho no jogo.
Jogar sozinho é mais ou menos como
jogar "Guitar Hero", mas com o charme dos Beatles. Cantar as músicas
no microfone é o mais bacana. Consegui arrumar mais dois jogadores
para me acompanhar. Todo mundo cantando junto é divertido e
acessível - e emocionante, no caso de beatlemaníacos.
Quem não se dá bem com os controles
participa cantando. E nem precisa ser em bom inglês. Cantarolar na
mesma cadência e sonoridade também vale.
"The Beatles Rock Band" é uma bela
experiência musical interativa. Com uma pequena ajuda dos amigos,
você embarca com tudo no submarino amarelo.
Nos Estados Unidos, custa US$ 60, só
o game, para Wii, Xbox 360 e PS3. A versão completa custa US$ 250,
sem as réplicas das guitarras Rickenbacker 325 de John Lennon ou a
Gretsch Duo Jet de George Harrison, que são vendidas separadamente
por US$ 100 cada.
No Brasil, o jogo está à venda por R$
250; estima-se que o kit completo custe, aqui, entre R$ 2.500 e R$
3.000.